Creating and sharing knowledge for telecommunications

Project: VirtualB

Acronym: VirtualB
Main Objective: Os sistemas de localização estão já fortemente implementados no mercado europeu, devido especialmente aos navegadores de automóveis, ou a soluções para gestão de frotas. A grande dificuldade de transportar estes sistemas para pessoas, está no facto da integração ainda não ser eficiente para a sua conveniente integração em roupas ou outros elementos que não impliquem a existência de um elemento de grandes dimensões.
Por essa razão o principal objectivo deste projecto é a criação de barreiras virtuais ou sistemas de alarme para pessoas com necessidades especiais através de dispositivos miniaturizados. Pretende-se com recurso a tags de rádio, com funcionalidades de comunicação e de localização, criar barreiras virtuais para monitorizar a movimentação de pessoas com necessidades especiais, caso de doentes, idosos ou crianças, assim como possibilitar o envio de uma alarme de emergência com a localização da pessoa.
No âmbito do projecto as limitações técnicas prendem-se especialmente com a segunda componente do projecto, ou seja a construção de um sistema de rádio comunicação/localização que permita a comunicação com o exterior. A autonomia energética deste equipamento também poderá ser um das actuais limitações deste tipo de equipamentos.
Concluindo é expectável no final deste projecto dispor de dois componentes de inovação elevada:
1 - Sistemas de localização e criação do conceito de barreiras virtuais
2 - Construção de um TAG multi-funcional
Reference: PT
Funding: PT Inovação
Start Date: 01-04-2008
End Date: 01-02-2009
Team:
Groups:
Partners:
Local Coordinator: Nuno Miguel Gonçalves Borges de Carvalho
Links: Internal Page
Associated Publications