Creating and sharing knowledge for telecommunications

Project: Acção Luso Espanhola - Sismógrafos do Fundo Marinho. Optimização das Técnicas de Desenho dos Instrumentos de Medida: Aquisição, Registo e Tratamento de Dados

Acronym: LUSO
Main Objective: No projecto dos novos sensores submarinos profundos (OBS) é necessário ter em conta os resultados das experiências realizadas com os dispositivos actualmente existentes as quais demonstram que, de forma a conseguir-se uma maior versatilidade é imprescindível dedicar mais atenção a uma série de aspectos que afectam a electrónica e projecto de componentes, nomeadamente, a optimização da relação sinal/ruído.
É necessário identificar as diferentes fontes de ruído e caracterizá-las distinguindo os sons hidrodinâmicos dos biológicos, industriais, sísmicos e térmicos. É necessário caracterizar e minimizar o ruído eléctrico gerado pelo sistema de aquisição e pelo condicionamento de sinal através de um processamento adequado. A interpretação dos perfis sísmicos envolve o reconhecimento de certos padrões geológicos como falhas, zonas altamente reflectivas, etc. que permitem identificar grandes zonas de textura comum, frequentemente associadas com processos geológicos relacionados. Os algoritmos de processamento, que utilizam técnicas tradicionais como a FFT, STFT, ondulas e filtragem digital, requerem a experiência de um geólogo para a interpretação correcta dos dados e para a extracção da informação desejada. Este processamento pode ser simplificado e automatizado no caso de uma boa relação sinal/ruído, especialmente importante no caso das ondas refractadas que apresentam um baixo nível de sinal em relação à onda directa incidente.
Do ponto de vista do processamento de sinal, os sinais de tipo geofísico colocam problemas interessantes e têm sido bastante estudados, em particular aqueles que aparecem na sismografia tanto activa como passiva. A razão fundamental é que se tratam de sinais que não representam directamente as fontes que os geram (ruído, interferência, dispersão de propagação) que não são unidimensionais e para os quais o estímulo apresenta grandes limitações quanto ao tipo de sinais que se podem utilizar com esse fim. Não é de estranhar portanto que a maioria das técnicas de processamento tenha sido aplicada num sentido ou noutro sobre os sinais de origem geofísica: deconvolução cega, separação cega, reconhecimento com redes neuronais, ondulas para eliminação de ruído, etc.
O principal objectivo do projecto centrar-se-à na validação dos resultados obtidos empregando sismómetros profundos, focando a actividade na caracterização e optimização do sistema de aquisição de dados. Estudando e propondo novos sistemas de integração da informação em redes de sensores distribuídos. Serão analisados e implementados os sistemas de interconexão baseados em Ethernet e em barramentos Can com aplicação das normas IEEE1451.
Reference: E-53/07
Funding: CRUP
Start Date:
End Date:
Team: Helena Maria dos Santos Geirinhas Ramos, Francisco Andre Correa Alegria, António Manuel Cruz Serra, Artur Fernando Delgado Lopes Ribeiro, Antoni Manuel, Shahram Shariat-Panahi, Joachim Hagenauer
Groups: Instrumentation and Measurements – Lx
Partners: UPC e CMIMA
Local Coordinator: Helena Maria dos Santos Geirinhas Ramos
Links: Internal Page
Associated Publications