Creating and sharing knowledge for telecommunications

Análise das redes de cooperação ofensivas de uma equipa profissional de futebol nos jogos em casa: Análise de uma época desportiva

Clemente, F.M.C. ; Martins, F. ; Mendes, R.

Análise das redes de cooperação ofensivas de uma equipa profissional de futebol nos jogos em casa: Análise de uma época desportiva, Proc Jornadas da Sociedade Portuguesa de Psicologia do Desporto, Guarda, Portugal, Vol. 1, pp. 26 - 26, November, 2015.

Digital Object Identifier:

Abstract
O objetivo do presente estudo foi analisar a influência do momento da época desportiva, o resultado obtido e o tipo de posicionamento tático nos valores obtidos pelas medidas gerais e de centralidade da rede de interação atacante. Para o efeito, observaram-se e codificaram-se 17 jogos em casa (como visitado) de uma equipa de futebol profissional da 1ª Liga Portuguesa de Futebol. Um total de 4535 passes efetuados em jogadas ofensivas foram registadas e processadas. Não se verificaram diferenças estatisticamente significativas nas variáveis independentes de momento da época (p-value > 0,05) e resultado obtido (p-value > 0,05). Verificaram-se, no entanto, diferenças estatisticamente significativas nos valores de centralidade na variável independente de posicionamento tático (p-value = 0,001; = 0,266; Efeito moderado). Os resultados sugerem que o posicionamento tático poderá ser o fator preponderante para determinar o comportamento de interação atacante. No entanto, estudo futuros deverão ser realizados categorizando o processo atacante e adicionando técnicas complementares de análise do comportamento tático.

Palavras-chave: Teoria de Grafos, Matrizes de Adjacência, Análise de Redes, Análise de Desempenho, Análise de Jogo.