Creating and sharing knowledge for telecommunications

Educação Pré-Escolar, Literacia Estatística e Sociedade: Desafios e Mudanças no Século XXI

Duque, I. ; Pinho, L. ; Martins, F. ; Coelho, A. ; Vale, V.

Educação Pré-Escolar, Literacia Estatística e Sociedade: Desafios e Mudanças no Século XXI, Proc Conf. Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa, Coimbra, Portugal, Vol. 1, pp. 123 - 128, October, 2015.

Digital Object Identifier:

Abstract
A estatística na sociedade tem um papel preponderante na tomada de decisões e nas aprendizagens nas diversas áreas do saber. Em domínios tão diversos, nomeadamente na psicologia e na educação, a atividade humana tem por base métodos e modos de pensamento estatístico. É a informação estatística que nos pode ajudar a assumir as nossas responsabilidades sociais, nomeadamente ao nível das eleições, do marketing e do consumo. Frield, O’Conner e Mamer (2006) referem que existem poucas oportunidades de utilização da estatística em contexto educativo. O reduzido contacto das crianças com dados faz com que se equacione a preparação dos/as profissionais de educação para essa tarefa, devendo essa formação promover o desenvolvimento de competências que permitam a esses/as educadores/as desenvolver a literacia estatística nas crianças, desde a Educação Pré-Escolar (EPE). O desenvolvimento destas competências embora estejam enquadradas nos documentos orientadores para a EPE, os estudos sobre os conhecimentos estatísticos para promover o desenvolvimento da literacia estatística incidem sobretudo em níveis de ensino a partir do 1º Ciclo do Ensino Básico (Burgess, 2006; Henriques & Oliveira, 2013; Martins, Coelho, Vale, Duque & Pinho, 2015; Rodrigues & Cordeiro, 2015).
Assim, neste texto pretendemos refletir acerca da seguinte questão: Estarão os/as educadores/as conscientes que é dos seus conhecimentos estatísticos articulados com metodologias ativas que depende o desenvolvimento da literacia estatística das crianças e que é desse desenvolvimento que depende a formação de cidadãos e cidadãs capazes de participar assertivamente na sociedade?
Palavras-chave: Educação Pré-Escolar, literacia estatística, conhecimento estatístico para ensinar, metodologias ativas.