Creating and sharing knowledge for telecommunications

Literacia estatística num curso de Educação Básica: necessidade de um conhecimento especializado

Duque, I. ; Martins, F.

Literacia estatística num curso de Educação Básica: necessidade de um conhecimento especializado, Proc Encontro Internacional de Formação na Docência, Bragança, Portugal, Vol. 1, pp. 162 - 170, March, 2016.

Digital Object Identifier:

Abstract
Considerando a importância que a estatística assume na sociedade, nas últimas décadas, vários investigadores têm procurado compreender quais os conhecimentos necessários aos profissionais de educação para a promoção do desenvolvimento da literacia estatística em contexto educativo. De acordo com a literatura, promover ambientes de aprendizagem ativa com as crianças potencia a aquisição dos diversos conhecimentos. Assim, a aquisição de um conhecimento alargado, aprofundado e relacional necessário à promoção do desenvolvimento da literacia estatística, depende, também ela, dos métodos utilizados durante a formação inicial dos futuros profissionais de educação. Durante essa etapa formativa, são adotadas várias metodologias de trabalho com o objetivo de proporcionar um conjunto de experiências que permitam aos estudantes alargar e aprofundar o seu conhecimento relativo aos conteúdos, sobre os quais poderão vir a promover aprendizagens no seu futuro profissional. A forma como irão estruturar a sua ação em ambiente educativo é fortemente influenciada pela sua experiência enquanto estudantes. Por exemplo, a primazia dada a metodologias ativas, que convidam à experiência prática, à vivência do conhecimento enquadrado no quotidiano, numa perspetiva de integração, será melhor entendida enquanto potenciadora de aprendizagens significativas se elas próprias forem compreendidas de modo ativo. Ou seja, a formação dos futuros profissionais de educação pode ser potenciada/condicionada pela presença/ausência de situações que permitam aos alunos vivenciarem determinadas experiências.
Esta comunicação pretende apresentar em estudo realizado com alunos de uma Licenciatura em Educação Básica. O objetivo deste estudo é a compreensão das potencialidades da implementação de experiências práticas, que convidam à reflexão e debate de ideias sobre práticas educativas, na consciencialização dos estudantes para a importância da aquisição um conhecimento alargado, aprofundado e relacional sobre conteúdos estatísticos durante a sua formação inicial e de que forma estes poderão condicionar/potenciar a sua futura prática educativa, neste caso na promoção da literacia estatística.

Palavras-Chave: Formação inicial; literacia estatística, conhecimento estatístico para ensinar, metodologia de trabalho de projeto.