Creating and sharing knowledge for telecommunications

Modelação Matemática como Prática de Sala de Aula: o uso de manipulativos virtuais no desenvolvimento dos sentidos da adição

Pratas, R. J. ; Martins, F. ; Rato, V.

Modelação Matemática como Prática de Sala de Aula: o uso de manipulativos virtuais no desenvolvimento dos sentidos da adição, Proc Encontro de Investigação em Educação Matemática - EIEM, Évora, Portugal, Vol. 1, pp. 35 - 48, November, 2016.

Digital Object Identifier:

Abstract
A investigação sobre modelação matemática como ambiente de aprendizagem aponta no sentido favorável do seu uso. Permite aos alunos, entre outros aspetos positivos, autorregularem as suas aprendizagens, terem um papel ativo na construção do conhecimento, desenvolverem o sentido crítico e participarem em tarefas significativas – esta forma holística de aprendizagem potencia a aplicação do conhecimento a outras situações e contextos diferentes da tarefa inicial, estimulando desta forma, uma mobilização integrada e flexível do conhecimento e não meramente aplicacionista. A presente comunicação apresenta uma prática de sala de aula de modelação matemática, recorrendo a manipulativos virtuais para desenvolver os sentidos da adição. Delineou-se uma estratégia de investigação-ação, junto de uma turma do 1.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), que contemplou três momentos distintos: fase inicial, pré-teste escrito individual; fase de intervenção, que decorreu na biblioteca da escola para facilitar o acesso a pares aos computadores; fase final, pós-teste escrito individual. A análise dos dados recolhidos – áudio, desktop recording e produções escritas – revelou evidências de que as aprendizagens alcançadas pelos alunos durante a intervenção, possibilitaram uma progressão na compreensão dos conceitos matemáticos explorados, assim como na sua comunicação matemática, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento da capacidade de os relacionar e mobilizá-los em situações concretas.
Palavras-chave: Modelação matemática como ambiente de aprendizagem; 1.º Ano do 1.º Ciclo de Ensino Básico; manipulativos virtuais; sentidos da adição;